Área interna – Cuidado com seu mobiliário

A madeira é uma das opções mais acertadas para o décor de interiores: além de ser versátil, o material aquece o ambiente e permite a criação de diversas composições estilosas. No entanto, por ser um material poroso, ele exige também alguns cuidados. Confira as principais dicas para cuidar de um móvel de madeira e garantir a durabilidade da peça:

1. Cuidado ao colocar objetos no móvel

Sempre evite colocar objetos quentes, úmidos ou que soltem tinta diretamente sobre o mobiliário. Objetos pontiagudos ou cortantes devem sempre estar em seu suporte, impedindo riscos ou manchas. Também é importante tomar cuidado com o peso dos objetos – isso evita que o móvel empene ou deforme. Evite puxar ou empurrar os objetos sobre o tampo do mobiliário. Uma boa ideia é utilizar os famosos porta-copos ou feltros embaixo das peças decorativas.

2. Evite expor o móvel ao sol

Assim como todos os materiais, a madeira sofre um processo de dilatação com a variação da temperatura. Quando exposto demais ao sol, o móvel fica quente, sofre dilatação e, ao resfriar, sofre contração. Todo esse processo pode afrouxar os parafusos e as juntas e, em casos mais extremos, até causar rachaduras no móvel. Além disso, a luz solar também pode causar desbotamento na peça.

3. Cuidado também com a umidade

A umidade também tem grande influência na madeira, já que estamos falando de um material poroso. A recomendação de é deixar o móvel a pelo menos 5 cm de distância da parede, para protegê-lo da umidade.

Ou seja: quando for colocar o mobiliário de madeira em um ambiente, tente deixá-lo em uma posição um pouco afastada das paredes e que não receba muita luz solar diretamente. Dessa forma, você protege seu móvel tanto da umidade quanto do Sol.

4. Como fazer a limpeza?

O mobiliário de madeira, sobretudo aqueles feitos para a área interna, são muito sensíveis a produtos de limpeza mais agressivos. O álcool, por exemplo, pode manchar permanentemente a peça. Por isso, o ideal é, primeiro, utilizar um pano seco para retirar o excesso de pó e, depois, um pano úmido com sabonete neutro ou lenço umedecido (sem álcool) para finalizar. Jamais utilize produtos químicos abrasivos. Eles alteram as propriedades químicas do móvel de madeira, gerando desgaste na peça.